terça-feira, 25 de maio de 2010

Empanadas Chilenas

.




Eu adoro empanadas... Ou "Pastéis de Forno", como é chamado em Salvador, onde por sinal a gente encontra em todo lugar pra vender, é o "lanche" mais barato por lá e era o que a gente mais comia no intervalo do colégio.. Bons tempos! Gostaria que minha amiga Mariele comentasse esse post e gostaria de saber se ela lembra disso, dos nossos intervalos no colégio Drummond. Isso já faz incríveis 13 anos!

Bom, voltando do túneo do tempo, empanada é como dizem lá no meu Ceará (onde morei depois de Salvador) e segundo minha amiga Paulinha, é como dizem em Recife também.

E mais tradicional ainda são as "Empanadas Chilenas" que é essa aqui, de carne moída, ovo cozido e azeitona... Hmm nham nham... Não é a tôa que, na minha opinião, é o recheio que combina melhor com a massa da empanada. Mas, vocês podem rechear com tudo o que der na telha, inclusive fica muito bom com recheios doces! Semana passada fiz com queijo e goiabada (que a mamãe mandou do Brasil - êba!)



Ingredientes:

(Recheio)
* Você vai precisar de 400g de carne moída;
* 3 ovos cozidos;
* Metade de um vidro de azeitonas.

(Massa)
* 300g de farinha de trigo;
* 2 ovos;
* 1 colher de manteiga;
* 1/2 xícara de água quente,
* Uma pitada de sal.

Modo de Preparo:


1. Prepare logo o recheio e reserve. Faça a carne moída a seu gosto, mas deixe ela sequinha, sem molho, para não amolecer a massa. Ovos cozidos e cortado em pedacinhos. Azeitonas sem caroço, cortadas a seu gosto, inteiras ou em fatias.

2. Vamos para a massa: Coloque a farinha em uma vasilha grande, acrescente a manteiga (de preferência derretida), misture com o ovo e vá acrescentando a água quente aos poucos.

3. Você pode fazer isso com as mãos, mas eu sou preguiçosa e faço com a batedeira de massa hehe. Quando a massa ficar lisa, homogênea e desgrudando das mãos, está pronta. Se estiver ainda grudando, vá acrescentando mais farinha até ficar no ponto.

4. Limpe uma boa área de uma superfície e espalhe farinha. Você vai abrir a massa. Para facilitar, divida a massa em cinco partes e abra uma de cada vez. Se você não tiver um rolo de massa, use uma garrafa de vinho (previamente lavada rsrs).

5. Abra a massa, esticando o máximo que puder, vá polvilhando farinha para não grudar, e vire a massa, pois ela sempre encolhe um pouco, e repita o processo do outro lado. Deixe a massa com uma espessura fina.

6. Agora, corte a massa em círculos. Use algo para ajudar. Por exemplo, eu uso uma tigela de sobremesa, de 12cm de diâmetro. Depois de repetir a operação em toda a massa e tiver todos os círculos prontos (rende aproximadamente 20), espalhe-os sobre a mesa para rechear todos de uma vez só.

7. Coloque no centro de cada círculo duas colheres da carne moída, 1 pedaço de ovo cozido e 1 azeitona. Na verdade, faça como você achar melhor.

8. Com o dedo passe água em um lado da massa, depois dobre-a ao meio e com um garfo comprima as beiradas.

9. Pincele as empanadas com a gema (misturada com umas gotas d'água), salpique orégano e leve ao forno pré-aquecido à 200°C, por 20min ou até que estejam douradas.



E bom apetite!

Aloá.

9 comentários:

  1. Valha, empanada pra mim é outra coisa, são aqueles tipo a milanesa...

    ResponderExcluir
  2. Emapanada chilena é? pra mim é o bom e velho PASTEL DE FORNO!! Amoooooo demais! Era um dos meus preferidos na época de Drummond, hj é o topo dos salgados, pelo menos pra mim. Meu salgado perferido. Confesso que não sou muito fã de oczinha, mas esta receita vou tentar fazer sim! me aguarde! Abração Lolis!

    ResponderExcluir
  3. Também não sei porque chamam "empanadas", mas está assim na Net, podem pesquisar.
    Também prefiro "Pastel de forno" rsrs.
    Um beijão pras minhas amigas Camis e Mari! Olha só, quem diria que eu iria reunir minhas amigas de todos os lugares aqui. :D

    ResponderExcluir
  4. essa Aloá... daqui a pouco tu vai ter um programa de tv de culinária.... Só quer ser a Ana Maria Braga alemã.... kkkkkkkkkkkkkk adoro!!!!

    ResponderExcluir
  5. Também adoro pastel de forno. Os teus ficaram ótimos. Sei porque a receita é muito parecida com uma que minha mãe fazia.

    ResponderExcluir
  6. lô... tenho noticias novas... acho que vou morar só. Daí seria bom você começar a me ensinar como faz o basicão mesmo. que tal? hehehe tipo macarronada. Miojo eu já sei fazer... heheheheh

    ResponderExcluir
  7. Que lindinhas! Mas amiga, deve ser 'empanadas' porque é em espanhol, né não? Enfim, deve ser gostoda do mesmo jeito q os pastéis de forno q tu aamiga falou acima!! Já vou anotar! Bjusssss...

    ResponderExcluir
  8. Paulo, obrigada pela confiança no gosto, são mesmo ótimos, meu Chuchu (é o apelido do meu amor) quem o diga! ;)

    Debrinhaaaaa, manda os pedidos que ensino, melhor ainda, entra no sykpe amiga!!! vai rolar de lá? bjocas e sucesso na sua nova vida êêê!!

    Carooooool, mulher, deve ser isso mesmo, ainda bem que Deus me deu amigas inteligentes, pois nem parei pra pensar que era espanhol o nome hehehe.

    bjuussss

    ResponderExcluir
  9. o nome disso aki em salvador é pastel de forno

    ResponderExcluir