segunda-feira, 10 de maio de 2010

Crème Brûlée

.


Meu Creme Brulee lindo!!!


Minha primeira receita é uma européia que agrada a todos os paladares, fácil de fazer e, de fato, uma delícia!!!

Creme Brulee (que significa creme queimado) é uma popular sobremesa francesa, que foi adoravelmente eternizada no filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" e que por causa disso custa alguns tantos amargos euros no Café des Deux Moulins, que serviu de locação para o filme. Estive lá com as queridas Carol Mesquita e Carol Sucupira e tivemos que recusar o creme ou não almoçariamos naquele dia.


Cena do filme Amélie Poulain

Vamos logo para a receita!

Você vai precisar de:

* Seis ramequins (pequenas tigelas refratárias, que podem ser de cerâmica ou vidro). Para quem mora aqui na Alemanha, é super fácil de comprar, em todas as cores e tamanhos. No Brasil, eu não sei. Me contem!

Ingredientes:


* 5 gemas;
* 1/3 xícara de chá (70g) de açúcar;
* 350 ml de creme de leite (Sahne);
* 100 ml de leite;
* 1 colher de chá de essência de baunilha (meninas daqui, podem comprar sem medo no supermercado, eu uso o Butter Vanille da Dr. Oetker);
* Açúcar para caramelizar.

Modo de Preparo:

1. Preaqueça o forno a 160°C (temperatura média-baixa).

2. Separe as claras das gemas. (Depois darei uma receita para utilizar as claras)

3. Coloque as gemas na batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro, esbranquiçado.

4. Pare de bater e adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha. Agora você vai misturar utilizando apenas uma colher. Deixe a mistura descansar por alguns minutos para as bolhinhas sumirem. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Ela será usada para o banho-maria.

5. Distribua o creme entre as seis tigelinhas (não encha muito).

6. Arrume as tigelinhas numa assadeira retangular. Leve a assadeira ao forno e, antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Para mim, 1 litro é o ideal, mas você pode medir pela altura do creme nas tigelas, na mesma altura coloque a água na assadeira. Cuidado para não respingar água no creme! Deixe assar por 40 minutos.

7. Retire a assadeira do forno e as tigelinhas do banho-maria, eu uso uma escumadeira (é assim o nome, né mãe? rsrs). Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.


O Creme pronto, antes de colocar o açúcar na superfície.

8. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme, vá girando a tigelinha inclinada e dando tapinhas.

9. Agora, nesse momento eu uso um maçarico de cozinha para caramelizar o açúcar, é o ideal. E se você ama essa sobremesa, pode comprar que vale a pena. O maçarico também pode ser usado em outras receitas. Mas... para quem não tem o maçarico, faça assim: Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar!


Aqui está meu maçarico de cozinha (dou o maior valor) e o creme, já caramelizado na superfície.

10. Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície. Espere mais ou menos meio minuto e bata levemente a colher de sobremesa na superfície para ver se está duro, se não estiver repita o processo de caramelização. Quando o caramelo estiver duro, quebre e se divirta a là Amélie!


Aqui, o caramelo quebrado! Hmmm, uma delícia!!


Beijocas,

Aloá.

3 comentários:

  1. Adoro creme brulee e o filme Amelie (tenho ele na minha coleção). O teu ficou lindo. Coincidentemente, hoje (ontem rs) postei um vídeo do Anquier ensinando uma receita de creme brulee.
    Só acho que a baunilha é INSUBSTITUÍVEL. Eu fiz um extrato que é eterno, só precisa repor o álcool de cereais, conhece?

    ResponderExcluir
  2. Aqui é tão fácil encontrar e de preço "acessível" a baunilha em fava (de verdade), no tubinho etc... Aber... não sei, corri para a lei do esforço menor e uso a essência, que nem sei se é essência, essa tal de Butter Vanille. Você me deixou de bochechas vermelhas, então, próxima vez farei com a fava de baunilha!

    Eu já li alguma coisa sobre o extrato, feito a partir da fava com álcool... Deveria eu tentar fazer isso? Isso para mim é um passo adiantado na culinária, mas porque não? ;)
    Vou pensar no assunto!!!

    Muito obrigada pela dica! ;)

    PS: Esse creme é mooito bom! :9

    ResponderExcluir
  3. Paulo, é verdade que pode fazer o extrato de baunilha com vodka?

    ResponderExcluir