.
Hmmmm que delícia... Quem não ama Petit Gâteau?
Estava guardando essa receita para postar em um ocasião especial. Mas agora eu resolvi divulgá-la como um pedido de desculpas, pois andei sumida (e essa é a minha frase, eu sei, eu sei). Vou postar em homenagem a minha prima Yasmin também, que veio me visitar e eu fiz pra ela especialmente. Dava pra fazer em homenagem a muita gente que adora, mas, melhor ainda, é ensinar a fazer. ;)
Porém, não posso dar a minha receita, sem antes fazer uns comentários a respeito desse pequeno bolo de chocolate que não deu certo. Rsrs
Para começar, a receita não é conhecida aqui na Europa, muito menos sobremesa nacional francesa rsrs. Reza a lenda, foi "descoberta" lá pelas bandas do Tio Sam, por algum cozinheiro que tirou os bolinhos do forno antes do tempo e o resultado (durinho por fora e cremoso por dentro) agradou. Petit Gâteau significa bolo pequeno em fracês e com certeza foi um nome que deu força a imagem do lindo bolinho cremoso servido com sorvete de creme. Nhan nhan...
Resultado: No Brasil virou mania! Assisti o vídeo do Olivier Anquier ensinando a receita e relatando que recebeu dezenas de cartas pedindo pelo bolinho que "poderia" ser francês como o Chef, mas não é (ele confirma). Rsrs
Não que não exista a idéia pela Europa ou mesmo na França, onde inclusive existe o "Moelleux au Chocolat" que seria o nosso conhecido Petit Gâteau, mas eu considero essa uma receita brasileira, inclusive, é o que todos que provam aqui pensam. Devo desmentir? Rsrs
Finalmente (ou não) vamos para a receita, que não é a do Olivier Anquier, que apesar de charmoso e prepará-la com perfeição, na minha cozinha não me agradou! Se alguém quiser assistir o vídeo, basta entrar no site dele, que ainda tem mais delícias. Pretendo fazer a receita dele de Mousse de Chocolate, que parece divina e segundo ele, essa sim é francesa de pai e mãe!
Este foi feito na forminha de silicone, achei o mais bonito, mas assa rápido, difícil acertar o ponto.
Você vai precisar de:
* Cinco forminhas (cerâmica, vidro ou silicone).
Ingredientes:
* 100g de chocolate em barra meio amargo picado;
* 100g de manteiga sem sal (+ o suficiente para untar as formas bem untadas);
* 100g de açúcar refinado;
* 50g de farinha de trigo;
* 1 pitada de sal;
* 2 ovos inteiros;
* 2 gemas;
* Chocolate em pó - o suficiente para polvilhar as formas.
Modo de Preparo:
1. Unte muito bem, generosamente, as forminhas com manteiga e polvilhe com chocolate em pó (RENDE 5 FORMINHAS). Eu derreto a manteiga antes e utilizo o pincel de cozinha, o trabalho fica muito fácil (Não é Yasmin?). Rsrs
2. Agora você vai derreter o chocolate junto com a manteiga, pode fazer isso no fogo em banho-maria ou no microondas. Microondas: Numa vasilha, coloque o chocolate junto com a manteiga, potência baixa por 1mim, creio ser suficiente, depois mexa com uma colher até obter uma pasta lisa e homogênea. No fogo: Banho-maria até que alcançe a pasta anteriormente citada. Desligue o fogo e reserve mantendo a tigela na água quente.
3. Separe todas as quatro gemas das claras (Não esqueça que só usará duas claras). Numa vasilha grande coloque as duas claras e, depois, junte todas as gemas, passando-as por uma peneira para tirar a pele.
4. Bata os ovos na batedeira até aumentarem de volume e clarearem um pouco.
5. Acrescente o açúcar e continue batendo até que fique bem incorporado.
6. Acrescente a farinha de trigo e a pitada de sal e bata, também, até incorporá-la bem.
7. Depois vá acrescentando a pasta de chocolate, sempre batendo. Use a espátula para auxiliar na homogeneização da massa com o chocolate. Bata muito bem a mistura.
8. Com uma colher, encha as formas com a massa, até pouco mais que a metade, deixando pelo menos um dedo abaixo da borda.
9. Cubra as formas com filme e coloque na geladeira por duas horas, no mínimo.
10. Vinte minutos antes assar, acenda o forno na temperatura máxima (eu diria, 250°C).
11. Coloque as forminhas no forno entre 8 e 12 min. Pardon, mais uma vez, depende do seu forno o tempo exato! Os meus saem muito cremosos por dentro com 10 min, mais consistentes com 12 min. O ideal é, a partir do oitavo minuto, sentar em frente ao forno e ficar olhando. Quando estiver assado na superfície, está pronto!
12. Depois de tirar do forno, aguarde uns 2 minutos para que ele esfrie, passe cuidadosamente uma faca na borda do bolinho e desinforme virando em um prato, sai bem fácil.
13. Tradicionalmente servido com sorvete de creme e enfeitado com folhinha de hortelã, esse bolinho é lindo, delicioso e um sucesso garantido!
Obs: Agora vem o pulo do gato, é recomendado a temperatura alta do fogo para "criar" o petit gâteau perfeito, bolo por fora, creme por dentro. Porém, no meu forno 200°C são suficientes, mas não sei se meu forno é melhor. De toda forma, o Petit Gâteau é uma receita para ser testada até você descobrir o ponto que lhe agrada. Por exemplo, além da questão do forno, tem também o gosto do freguês! O meu é bem mole por dentro e só uma fina camada de bolo por fora. Já o Jan, meu freguês n°1, gosta de mais bolinho e menos creme, e de tanto eu fazer, eu acabei ficando expert, dependendo do tempo e da temperatura (ok, principalmente do tempo) escolhemos o resultado. ;)
Lembrando que vai ficar delicioso de qualquer forma!! Todo assado, ou se der errado e se esparramar no prato (minha primeira tentativa). Hahaha
Obs2: Para os que moram na Germany, uso chocolate Milka (nhan nhan), a manteiga daqui já é sem sal (haha) e o açúcar também só existe refinado. ;)
Dica: A massa pode ser conservada na geladeira por uma semana sem assar.
Eu (com cara de cansada) me deliciando com meu bolinho.
Um beijo de chocolate Milka! :*
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)